A Olimpíada do Futuro influenciou a criação do projeto Escola para o Futuro. Como nem todos chegam na fase de criação e elaboração de projetos, o projeto Escola para o Futuro vem possibilitar que essa experiências se transforme num instrumento didático, oferecendo a escola capacitação, tecnologia e base teórica para desenvolver habilidades essenciais para o século 21, tornando o estudante protagonista do processo de ensino-aprendizagem independente do processo seletivo da Olimpíada.
Inicialmente propomos encontros semanais no contraturno para discutir o Livro e realizar exercícios na plataforma, com problematizações de temas abordados pelo Livro 21 Lições para o Século XXI. Nessa etapa os alunos terão contato com questões da atualidade, esse momento é de preparação para continuação do projeto, quando eles terão que ampliar as informações, propor soluções e aplicar suas ideias.
Dessas Etapas serão produzidos projetos personalizados e passíveis de execução, como Startups, ONG’s, projetos de leis entre outros que permitam que os estudantes estejam prontos para efetivamente transformar o mundo que está e, a partir dessa experiência, desenvolver habilidades essenciais para o século XXI.
O livro deve chegar nas escolas parceiras entre 23/03 a 27/03.
Nossa plataforma personalizada do projeto Escola para o Futuro será disponibilizada em abril contendo exercícios exclusivos e 10 módulos de direcionamento para aplicação das etapas de Design Thinking.
Esse projeto tem um objetivo servir de base para produção e redefinição do currículo fundamentados pela BNCC.Possibilita a exploração de zonas de interesse dos alunos e, a partir disso, propor itinerários formativos.
A formação dos professores será no estilo Webinar (uma conferência online ou videoconferência com intuito educacional) de compartilhamento de experiências entre professores que já vivenciaram o projeto. O calendário desse compartilhamento de experiências será divulgado, eles acontecerão sempre com grau de antecedência do início de cada etapa. em momentos específicos e avisando previamente solicitaremos a participação de representantes da coordenação e direção da escola. teremos professores disponíveis e acessíveis para tirar dúvida e dar suporte aos professores que executaram projeto, fornecendo o contato direto entre as partes.
De uma forma geral o projeto possui três grandes etapas:
A escola receberá uma pesquisa de opinião e análise qualitativa dos projetos de todo o Brasil possibilitando a criação de uma rede de informação necessária para elaboração dos Itinerários Formativos que devem ser implantados, segundo a BNCC, até 2022.